Quando os moradores que estão construindo um novo lar, ou reformando, saem a procura de um sistema de automação residencial por conta própria, podem ficar bastante confusos com as opções existentes.
Geralmente o morador já conhece o tema por ter visto na casa de algum amigo ou em reportagens. Até mesmo em filmes como um item futurista.
As possibilidades de encontrar um fornecedor são, seguindo a recomendação de um conhecido que já fez e ele viu funcionando ou procurar por pesquisas na Internet.
Tanto por uma maneira ou outra, o morador geralmente acaba se deparando com diversas opções ao entrar em contato com alguns fornecedores.
Dessa maneira ele acaba conhecendo diversos tipos de automação residencial e diferentes produtos.
Principais itens de Casas Automatizadas
Para entender como escolher, temos também que saber mais os itens da casa que podem ter algum tipo de automação associada. Veja os principais abaixo:
Automação da Iluminação
A porta de entrada para a Automação – controlar os pontos de Luz para cenas de ambientação e praticidade de controle.
Climatização
Controle do sistema de ar condicionado, com programação de temperatura, acendimento, desligamento automático, controle remoto e integração com outros itens da casa. Pode controlar também ventiladores de teto, pisos aquecidos, tudo de acordo com seu estilo.
O ar condicionado pode ser comandado via comandos de infravermelho, iguais aos do seu próprio controle remoto. Esses comandos são enviados pelo sistema de automação e podem ser disparados por interruptores da casa ou app no telefone celular.
Dessa maneira o ar condicionado pode fazer parte de cenas e assim ser combinado com acionamento automático por temperatura ambiente e presença de pessoas no recinto. Ou ainda na cena Home Theater que pode ligar TV, Home, colocar iluminação apropriada (escurecida sem reflexos na tela) e colocar a temperatura adequada, exatamente como num cinema!
Cortinas Motorizadas
Sem dúvida um dos itens que mais chamam a atenção na Automação. Pode controlar via smartphone e criar cenas com iluminação ou deixar aquela iluminação correta para o Home Theater.
Tomadas comandadas
Imagine uma tomada que liga automaticamente. Pode ser usada para abajures, aquecedores e diversos outros dispositivos. Integrado na casa Inteligente economiza energia e compõe cenário.
Sensores
Com sensores de presença, ocupação, vazamento de gás, sensores de porta ou janela, de inundação, de quebra de vidros. São uma infinidade de possibilidades que pode integrar na sua casa inteligente. Os sensores enviam informação para o sistema tratar e tomar decisões.
Produtos como o sensor, são especiais para casa inteligente. Agregam diversas funções como detecção de presença, ocupação (ultrasom), nível de iluminação (lux) e temperatura. Sensores como esse também podem ser ligados com sensores de abertura de porta de janela e ainda podem controlar iluminação. Tudo num só produto de alta tecnologia.
É possível detectar que a iluminação está reduzida numa sala e abrir as cortinas. E se não for suficiente, pode se ainda acender iluminação dimerizada no ponto certo. Esse é um exemplo muito comum nos prédios inteligentes que economizam energia elétrica, mas funciona muito bem numa casa também.
Além disso, outro fator importante é a segurança residencial. Por exemplo, ao se detectar presença num ambiente no momento que os donos informam ao sistema que a casa deveria estar vazia, a automação pode ligar todas as luzes da casa e ligar a TV. Isso pode evitar uma invasão indevida.
Home Theater
No quesito Entretenimento o Home Theater ganha disparado. Telas grandes, projetores, som de alta qualidade. Junte a família para curtir aquele cinema em casa.
O Home Theater pode ser instalado com e sem automação. O sistema de automação residencial vai proporcionar melhores experiências permitindo que se criem cenas que podem ser disparadas pelo celular. Por exemplo, pode-se criar um “clima” na sala ao acender e desligar iluminação para deixar no ponto certo e também fechar as cortinas. A mesma cena já liga o Home, TV e configura as entradas corretas, por exemplo, ligar TV e Apple TV.
Sonorização de Ambientes
O Som ambiente pode ser o item que faz toda diferença. Eles consistem de um amplificador ou unidade de controle que fica instalada embutida na parede e caixas de som embutidas no teto ou afixadas na parede. Geralmente podem tocar músicas do celular por bluetooth. São ideias para Som Ambiente de Varandas Gourmet, consultórios e salas de espera.
Geralmente sua instalação requer obra civil para tudo ficar embutido.
Controle da Casa via Smartphone
Outro item bastante importante é a interface de controle. Como que você vai comandar tudo isso? Como costumamos dizer, a automação de residências geralmente é controlada por teclados de parede (interruptores) que podem ser teclas comuns (também chamadas de pulsadores) e por aplicação de celular ou tablet.
Neste último caso cada sistema de automação residencial possui sua interface com usuário que contém na tela os botões para acender luzes, controlar ar condicionado, Home Theather, TV, cortinas e tudo mais que comentamos até agora.
A interface celular e tablet é um dos pontos mais fortes da automação e sugerimos ao cliente pedir amostras de como vai ficar o sistema que ele está adquirindo.
Parte hidráulica
Podemos também por meio de válvulas comandadas e sistemas apropriados cabeados ou sem fio comandar diversos itens residenciais na parte hidráulica. Uma vez que se tem o controle de abrir ou fechar uma válvula integrada ao sistema de automação ela automaticamente pode ser controlada por temporizações ou horários e também integrar outras cenas.
Outros itens que também podem ser integrados e controlados nas casas com produtos de automação residencial:
Piscinas
Banheiras
Irrigação de Jardim
Segurança
Atualmente é grande a preocupação com segurança, principalmente em grandes cidades. Os sistemas de alarme e câmeras de vigilância são cada vez mais presentes na vida do morador residencial.
Geralmente os sistemas de alarmes e câmeras são independentes e devem ser acionados e monitorados pelo morador ou pelo smartphone ou por teclados na parede.
Podemos integrar todo o sistema de alarmes e câmeras na automação também. Alguns sistemas de alarme permitem interface externa e assim enviam avisos e recebem informação como pedido de travamento externo.
Tendo essa interface de comunicação entre os sistemas de alarme e automação, é possível que se integre todo o controle e recebimentos de avisos dos alarmes dentro da automação. Isso permite que se crie alarmes visuais como acender luzes e “fazer barulho na casa” ao se ligar automaticamente aparelho de som ou TV, se ocorrer uma invasão de perímetro por exemplo.
Como os sistemas de casas automatizadas são completos, alguns deles já vem com alarmes e nem se precisa uso de alarmes comuns. Isso proporciona maior integração e permite que o usuário se sinta mais protegido, pois se recebe um aviso do alarme pode controlar sua casa remotamente e realizar ações para impedir maiores prejuízos.
Automação Residencial com Voz
Diversos produtos foram lançados, principalmente no mercado internacional, que permitem que se controle a casa por voz, falando comandos que são interpretados pelo sistema e que permitem acender as luzes, controlar home theater, cortinas e todos os itens que estiverem automatizados.
Como escolher um Sistema de Automação Residencial?
Neste processo o morador acaba se deparando com algumas encruzilhadas, sendo as principais:
O tipo de sistema da automação: automação sem fio ou automação cabeada.
Quantidade de fabricantes e marcas diferentes de produtos de automação residencial.
Tipos de soluções com projetos de automação simples e mais barata ou as mais complexas, consequentemente mais caras.
Qualidade visual e de praticidade da App do Smartphone e tablete.
Integrador, o profissional da automação.
Nesse momento o cliente passa a entender um pouco sobre o assunto com as informações que recebe, ou não! Ele pode ficar mais confuso ainda, pois fica inseguro em qual solução escolher para sua casa.
Ele precisa então confiar nos profissionais que melhor o atenderam e que lhe ofereceram um bom conjunto de custo/benefício. Também já passa a entender as modificações que vai ter que realizar em sua casa para receber esses novos produtos de alta tecnologia.
Com esse esclarecimento, a decisão é finalmente tomada e após acordos com a empresa integradora, os prazos e interações são fechados e ele só precisa esperar o dia que vai poder usar a automação de residências em seu lar. Final Feliz, esperamos que isso sempre aconteça!
Fonte: http://integrahaus.com.br/2017/03/09/como-escolher-sistema-de-automacao-residencial/