No ano passado eu instalei um sistema de geração de energia solar fotovoltaica na minha casa. O sistema dimensionado foi de 5,83 KwP com 18 placas de 320 W.
Para ter o projeto aprovado eu precisei fazer uma pequena reforma e trocar a caixa de energia e o poste de luz, para atender as normas da Enel, antiga Eletropaulo.
Quando eu recebi a primeira conta de luz no valor de R$ 41,83, confesso que fiquei muito feliz porque consegui praticamente zerar a conta de energia elétrica!
Na minha casa eu tenho cinco máquinas de ar condicionado, alguns computadores, um servidor, dois portões automatizados e muitos equipamentos de automação conectados.
A conta era alta.
O retorno do investimento foi calculado em mais ou menos 5 anos, mas só de saber que estou economizando e também ajudando o meio ambiente, me trás um sentimento de satisfação de ter feito a coisa certa.
Mas e aí? Qual o motivo desse texto?
Vou explicar.
Muitos profissionais me perguntam qual a ligação entre a automação residencial e a energia solar?
A minha experiência com automação residencial e agora com energia solar, me trouxe alguns insights...
O primeiro é que o profissional que vende, projeta e instala sistemas de energia solar lida normalmente com clientes de médio ou alto padrão.
Na automação residencial também.
O segundo é que o profissional da energia solar precisa fazer um treinamento completo para entender os macetes de uma instalação bem-sucedida.
Na automação residencial também.
Quando você compra um sistema de energia solar, você tem uma redução na conta de energia elétrica, mas continua vivendo na casa ou na empresa da forma tradicional.
Quando você compra um sistema de automação residencial, você muda a forma de viver na casa ou na empresa, mas continua pagando a conta de energia elétrica.
As duas tecnologias são complementares.
O público alvo é muito parecido, o integrador precisa ter qualificação técnica e comercial para vender para esse público e, cada tecnologia gera um benefício diferente para o cliente.
Além disso, com a automação residencial você pode desligar os ar condicionados, boilers, aquecedores e outros vilões do consumo de energia elétrica e reduzir o tempo de retorno sobre o investimento do sistema de energia solar.
E você também pode se diferenciar da concorrência!
Oferecer um projeto com automação residencial e energia solar te dá mais jogo de cintura na hora da negociação, além de faturar mais em um mesmo projeto, algo muito interessante para o profissional prestador de serviços.
E para fechar, as duas tecnologias estão em grande evidência.
A automação residencial está sendo impulsionada pelas assistentes de voz, com o Google Home e Amazon Alexa.
A energia solar está crescendo exponencialmente com o aumento do custo da energia elétrica e a redução do valor das placas solares.
E você? Já trabalha com as duas tecnologias? O que está fazendo para se diferenciar da concorrência?
Eu vou expor na maior feira de energia solar da América Latina, a Intersolar, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto em São Paulo.
Se você for visitar a feira, não deixe de passar no meu estande e falar comigo!
Mas se você não puder ir, eu vou transmitir AO VIVO as palestras que vou fazer direto do evento.
E claro, antes da feira teremos o nosso Workshop de Automação Residencial que será AO VIVO pelo Youtube nos dias 20, 22 e 24 de agosto.
Muita coisa legal está por vir, assista o vídeo:
→ CLIQUE PARA ASSISTIR O VÍDEO
Um abraço,
Vinicius