Os tradicionais sistemas de limpeza, inclusive os aspiradores de pó convencionais, não são tão eficientes como o sistema de aspiração central por um motivo exclusivo: quando realizamos qualquer limpeza, não importa se é com uma vassoura ou aspirador de pó comum, o ar recircula no mesmo ambiente, dificultando a remoção da sujeira. Esse fenômeno é percebido quando um raio de sol entra pela janela e observamos várias partículas “voando” em suspensão no ar. Isso é o que não conseguimos limpar e retirar do ambiente.
Com o sistema de aspiração central, toda impureza é retirada do ambiente e levada para um ponto isolado e central, distante de onde vivemos, promovendo um ar mais saudável.
No entanto a implantação do sistema de aspiração central deve ser projetada, por isso recomendamos que a decisão de se implantar ocorra em dois momentos: antes de construir, ou seja, quando a casa ainda estiver na planta ou durante a reforma onde poderá abrir paredes para embutir os dutos que sugará a sujeira. Com a casa construída e habitada também é possível, mas para isso será necessário averiguar as condições para instalação.
Para os lares que possuem animais de estimação como cachorro e gato são imprescindível pois precisam de atenção redobrada com a limpeza e qualidade interna do ar. Também ajuda a combater as doenças respiratórias agindo justamente na remoção de pelos de animais, ácaros, fungos, poeiras e pólens.