Se está pensando em adquirir um sistema de energia solar, esta página irá ajudar a entender as etapas até a homologação pela concessionária local de energia. O primeiro passo é o dimensionamento da potência do sistema. Geralmente acrescenta-se 50% na na média de consumo dos últimos 12 meses. Por exemplo, se a média de consumo dos últimos 12 meses é de 600 kWh/mês, ao acrescentar a metade que representa 300 kWh/mês, estima-se que o sistema de energia solar a ser instalado deverá gerar em média 900 kWh/mês.
São vários os fatores que justificam esse acréscimo, como a tendência do usuário mudar o seu hábito de consumo, ou seja, se ligava o ar condicionado apenas para dormir das 22h às 7h, ele passa ligar também ao meio-dia quando estiver em casa para almoçar. Também pela necessidade de gerar energia excendente que será consumida em dias que o sol estiver encoberto por nuvem como chuva e frio. Outro fator é a aquisição de novos eletrodomésticos, além de visitas de familiares e amigos que possam vir ocorrer.
A visita do técnico instalador ao local é muito importante na elaboração do orçamento, devendo-se identificar as seguintes situações:
Com o orçamento aprovado e a compra do sistema de energia solar efetuada, será elaborado o projeto a ser encaminhado à Energisa, enquanto este processo tramita na concessionária de energia, o sistema poderá ser instalado. Depois que o sistema estiver instalado e o projeto ter sido aprovado, a Conectlar solicitará vistoria para a ligação do sistema na rede de energia.
Vale ressaltar que o cliente sentirá a redução do valor de energia na conta somente 60 dias após a homologação do sistema, visto que os 30 primeiros dias não são contabilizados pela Energisa.